quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A civilização romana III
Arte



Na arte e literatura, os romanos também imitaram a civilização grega, talvez porque estes eram culturalmente mais evoluídos. Para os gregos as “coisas úteis deviam ser belas”; para os romanos as “coisas belas deviam ser úteis”. Este sentido utilitário das coisas e o seu realismo, terá sido um dos aspetos mais originais da arte romana.

Arquitetura 

A arquitetura romana, influenciada pela grega e egípcia, apresenta características próprias e originais. Os romanos foram um povo conquistador, ligaram o seu vasto império através das famosas vias romanas, construíram estradas, pontes e aquedutos, foram um povo muito prático. Tudo aquilo que construíam tinha ser útil e funcional. A arquitetura romana reflete essa atitude utilitária dos romanos perante a vida.



Aos egípcios foram buscar a monumentalidade; aos gregos as famosas colunas gregas que utilizaram principalmente para decorar os seus monumentos. Estas colunas podiam ser, em termos de ordem arquitetónica, jónicas, dóricas ou coríntias.


Os romanos utilizavam nas suas construções vários elementos inovadores:

  •   Arcos de volta perfeita
  •   Abóbadas de berço                  
  •  Cúpulas
                                                                           Panteão Romano
Panteão Romano
A - Cúpula; B - Abóbada de berço;  C - Arco de volta perfeita; D - Colunas


  



As grandes construções romanas eram essencialmente de caráter religioso, ou de utilidade pública.

Encontramos também monumentos como os arcos triunfais, que pretendiam homenagear os grandes feitos políticos e militares de grandes personalidades.
 

Escultura

Adriano

Na escultura romana é notável o realismo que os romanos conseguem incutir nas obras de arte, principalmente no relevo narrativo e no retrato. As imagens são esculpidas com todos os traços do rosto, quer fossem belos, quer fossem menos belos. 




Marco Aurélio





No relevo narrativo (podia ser alto ou baixo relevo) tinha como principal tema as grandes feitos políticos e militares dos imperadores.





  




Pintura

A pintura romana que chegou até aos nossos dias foi essencialmente aquela que foi feita em frescos (pinturas feitas sobre o estuque das paredes, ainda húmido). Era uma pintura realista, tal como a escultura, e tinha como tema preferencial a figura humana. Episódios religiosos e paisagens faziam também parte dos temas dos pintores.

 
Fresco - Pompeia




Literatura

A literatura romana apresenta também uma grande influência grega. Podemos destacar um grande poeta, Horácio, que descreve de forma critica a sociedade romana e Vergílio que compôs a Eneida, poema épico que narra a origem mitológica de Roma. Plutarco e Tito Lívio são considerados os historiadores da altura.





Sem comentários:

Enviar um comentário